quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Ética acadêmica

"Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano."

O senso moral existentes em todos os seres humanos e que nos permite decidir entre o que é certo ou errado estabelece forte influência sobre como nosso caráter será formado ou condicionado para sermos eticamente sociáveis ou não.

Ao falarmos de ética não podemos textualizar ou criar variáveis como acadêmica, corporativa, profissional, etc., a ética é nosso norte e deverá ser praticado de forma a ser automatizado em nossas ações, ou seja, desde os primeiros passos de nossas vidas devemos aprender sobre o que é certo ou errado, moral ou imoral, onde os princípios, valores e conceitos morais deverão formar nosso caráter.

A complexidade em tornarmos seres mais desenvolvidos e a constante luta travada em nossas vidas para sermos produtivos, vitoriosos, desencadeam uma deformidade social onde muitos esquecerem (se tiveram esses ensinamentos) de como é importante ser integro em nossas decisões, tendo como base uma conduta moral adequada.

A ética, no meu ponto de vista, é uma só e sua utilização independe de qual grupo social estivermos inseridos: empresa, família, amigos, universidade (vida acadêmica), etc., ao lidar ou está incluso, vivenciando, inserido, teremos uma só variável que será a “ética”. Cabe ressaltar que não podemos esquecer que tudo isso pode ser diferente de um país para outro ou até mesmo dentro de um mesmo país onde existam diversas culturas, ou seja, o que pode ser imoral em um país pode não ser para outro.

Portanto, é complexo falarmos de ética sem citar as diversas culturas existentes e suas variáveis dentro do ambiente onde nos colocamos ou estamos contextualizados, que aqui é nossa vida acadêmica, a qual é sim interligada a todos os meios sociais aos quais convivemos, criando múltiplos ambientes que se interligam.

Finalizando, fica claro que nossos princípios, condutas morais são desenvolvidos desde nosso nascimento e devem ser estimulados para que no futuro tenhamos condições de evoluir para uma sociedade eticamente melhor.

Por: Ednaldo L. da Silva
Aluno - Graduação: Administração de Empresas
UGF - Universidade Gama Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Visitantes