terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOVAS FORMAS DE PENSAR E APRENDER

POSSIBILIDADES, DESAFIOS E PROBLEMAS

No meu ponto de vista os fatos mais importantes para houvesse o desenvolvimento humano foi à passagem da oralidade para a escrita. A escrita nos possibilitou registrar as descobertas cientificas, em ordem cronológica, de forma linear, onde nas gerações seguintes todas essas documentações registradas puderam ser estudadas e confrontadas com novas idéias, havendo assim a possibilidade de desenvolvimento. Entretanto, tudo era muito rígido ou linear, as conectividades quase não existiam.

Hoje, com advento da globalização e o desenvolvimento ou descoberta, cada vez mais rápida, de novas tecnologias, fez com que mundo se abrisse literalmente para todos nós. Podemos está em qualquer cidade do Brasil que mesmo assim estaremos atualizados ou conectados com pessoas em qualquer parte do mundo, bastando apenas possuir acesso a rede mundial de computadores (Internet).

Portanto, estamos em uma intensa interação com o mundo, as relações são novas, há imensos pontos de conexão na rede, onde em tempo real esses caminhos nos possibilitam ao seu final abrir novos links para outras descobertas, ou seja, estamos realmente globalmente inseridos em uma rede composta de imaginárias janelas.

Diante da rápida convergência de idéias, tecnologias e culturas, as instituições de ensino deverão buscar fazer com o estudante concretize o seu apreender, bem como aproveitar essas mesmas tecnologias para criar uma postura aluno versus aprender que seja ativa, interativa, onde o aluno se envolva com o processo de aprendizagem.

Os paradigmas sociais enraizados no meio educacional serão com certeza desafios a serem transpostos na busca por uma nova formar de pensar, educar e aprender nesses novos tempos. Fazer com os alunos busquem ser parte do processo educacional, onde ele deverá não só freqüentar as aulas mais também buscar respostas para as suas próprias indagações sobre os diversos assuntos, será necessário para que o desenvolvimento intelectual não esteja apenas condicionado a receber as informações, ou seja, o processo deverá ser de interação e auto-desenvolvimento onde os caminhos para "o aprender" deverão ser buscados também pelo aluno como agente ativo do processo educacional (aprender a aprender).

Outro ponto importante a destacar é a necessidade do aprendizado de forma contínua ou permanente. Porém, não a busca desacerbada por aprender qualquer coisa, até por que muitas estarão disponíveis e arquivadas documentalmente. Sendo assim, o desafio maior será desenvolver alunos em todas as suas dimensões, buscando sempre que eles tenham identidade e uma marca pessoal na forma como vai usar esse conhecimento adquirido.

Ednaldo L. da Silva
Aluno graduação: Administração de Empresas
Universidade Gama Filho

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